quinta-feira, 16 de julho de 2009

EDUCAR É CONTAR HISTÓRIAS

Esse é o título da coluna do economista Claudio de Moura Castro, na revista Veja do dia 10/06/o9.
Ele começa com uma pergunta: de que servem todos os conhecimentos do mundo, se não somos capazes de transmiti-los aos nossos alunos? Faz uma crítica aos nossos pensadores e educaores que parecem olhar a educação de fora do planeta com o auxílio de um telescópio e transmitem ensinamentos que aqui, de nada servem.
No decorrer de seu texto ele vai enfatizar a importância de contar histórias de uma forma que as crianças gostem e consigam entender, cita como seus autores favoritos Jesus Cristo e Walt Disney. Claudio diz que não precisamos concordar com eles, pelo contrário, devemos até discordar mas antes de tudo, aproveitar e até copiar, se for o caso, o que deu certo.
No caso de Jesus que através das parábolas dizia verdades que o povo precisava ouvir de uma forma que eles podiam entender; Walt Disney que iniovou as narrativas com uma nova tecnologia e muita criatividade.
"Bons professores eletrizam seus alunos com narrativas interessantes ou curiosas, carregando nas costas as lições que querem ensinar"
O problema é que muitas vezes os professores não se eletrizam com as leituras que fazem, se é que fazem, e pior ainda, as vezes nem sabem o que qurem ensinar.
Ele cita exemplos de professores que tem usado uma literatura muito atual entre os adolescentes, Harry Potter, para despertar nos alunos o interesse pela leitura e ensinar entre outras disciplinas os conceitos de física.
Na opinião do autor quando se trata de proporcionar conhecimentos aos alunos vale de tudo: adaptar, copiar, criar e etc.

www.veja.com.br

Um comentário:

  1. Ao fazer estas relações com outros materiais, você trabalha o D 9. Além disso, auxilia no sentido de alcançar seus propósitos específicos. Há alguns " erros " que necessitam de atenção (ausência de vírgulas e algumas palavras que necessitam de revisão ortográfica)

    ResponderExcluir