quarta-feira, 3 de junho de 2009

GÊNERO E TIPOLOGIA TEXTUAL

GÊNERO E TIPOLOGIA TEXTUAL

GÊNERO TEXTUAL

O Gênero textual se caracteriza por exercer uma função social específica. Estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários, o que significa que devemos saber que gênero usar em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele.
Nos gêneros textuais também podem estar presentes as tipologias textuais como, por exemplo, uma carta que apresente características de narração ou descrição.
Alguns tipos de gênero:

ü Conto de fadas
ü Fábula
ü Lenda
ü Tira
ü Poema
ü Canção
ü Notícia
ü Propaganda
ü Receita
ü Regras de jogo
ü Carta
ü Bilhete
ü Agenda
ü Texto de divulgação científica
ü Textos didáticos
ü Crônicas
ü Verbete
ü Romance
ü Gibis
ü Cordel
ü Entrevista
ü Charge
ü Editorial
ü Artigos de opinião


TIPOLOGIA TEXTUAL

Tudo que se escreve recebe o nome de redação ou composição textual, basicamente é chamado de texto. Mas eles variam em suas peculiaridades e características.
O texto pode ser literário ou não literário; O texto literário expressa a opinião pessoal do autor que também pode ser transmitida através de figuras, apresenta conotação figurado e subjetivismos. Já o texto não literário, preocupa-se em transmitir uma mensagem da forma mais clara e objetiva possível, apresenta sentido denotativo claro e seu objetivo é informativo.
Ambos podem ser compostos por:

Descrição: é representar verbalmente um objeto, uma pessoa, um lugar através da indicação de características, pormenores individualizantes. Não se trata de enumerar uma série de elementos, mas de captar os traços capazes de transmitir uma impressão autêntica.
Narração: é um relato organizado de acontecimentos reais ou imaginários. A narração envolve personagens, circunstâncias, ação, acontecimentos e conflitos.
Dissertação; é apresentar idéias, analisa-las e estabelecer um ponto de vista baseado em argumentos lógicos. O raciocino é que deve imperar e quanto maior a fundamentação argumentativa, melhor o desempenho.

O trabalho com a leitura, compreensão e a produção escrita em língua materna, envolvendo os gêneros e tipologias textuais, deve ter como objetivo principal o desenvolvimento no aluno de habilidades que façam com que ele tenha capacidade de usar um número sempre maior de recursos da língua para produzir efeitos de sentido de forma adequada a cada situação específica de interação humana.
Sendo assim, deixar o aluno restrito a apenas alguns tipos de texto é fazer com que ele só tenha recursos para atuar comunicativamente em alguns casos, tornando-se incapaz, ou pouco capaz, em outros.


Fonte: www.algosobre.com.br
www.graudez.com.br
www.unicamp.br

5 comentários:

  1. PESQUISA SOBRE GÊNERO E TIPOLOGIA TEXTUAL

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  2. Seu portfólio continua desatualizado e não está contemplando os descritores.

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  3. A pesquisa está interessante... Falta uma pequena reflexão: em que esta pesquisa contribui para sua prática profissional futura? diante do que estamos discutindo em sala de aula, aponte em que este conhecimento te auxilia...

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  4. Aline, observando seu portfólio, percebi que não foram feitas novas postagens nos prazos adequados. Ademais, as postagens feitas apenas indicam as atividades que são solicitadas em aula. Desde o início foi informado que era necessário postar sempre uma reflexão sobre CADA AULA! É de extrema importância que assim se proceda, mesmo que não tenha sido solicitada nenhuma atividade específica. Nestas últimas duas semanas, estamos envolvidos, ainda, com o processo do Exercício Reflexivo. Quando for finalizado, você fará a postagem do resultado dele. Isso não significa que outras reflexões, menos formais, não precisam ser realizadas. Ok? Qualquer dúvida, entre em contato.

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  5. seu blog é bom pois precisava desse assunto e agor ja tenho um blog para pesquisar sou uma craança e teno um blog tb.

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