quinta-feira, 28 de maio de 2009

AVALIAÇÃO FORMATIVA

O Processo de Avaliação Formativa constitui-se da proposta de um tipo de avaliação que ocorre ao longo do processo de ensino/aprendizagem. Nesse processo, o aluno é avaliado pelo professor durante todo o curso, é mais do que uma avaliação e sim um acompanhamento que permite ao aluno participar de todo o processo de construção do conhecimento. Quando e se necessário pode-se voltar a um determinado assunto/atividade e refazê-lo sem traumas ou reprovações.
A avaliação formativa pode ser vista como uma parceria vantajosa tanto para o aluno quanto para o professor, pois oferece para o aluno a oportunidade de rever os assuntos assim que aparecer alguma dificuldade e reestruturar suas atividades repensando sua aprendizagem. Para o professor, a oportunidade de planejar suas aulas em cima das dificuldades apresentadas pelos alunos e desenvolver outros métodos e atividades para facilitar/dinamizar o relacionamento ensino/aprendizagem.
No entanto, não se pode confundir a avaliação formativa com uma avaliação permissiva. É preciso que haja um compromisso mútuo entre aluno e professor para que este instrumento facilitador da aprendizagem seja utilizado de forma responsável. Afinal,quanto maiores as oportunidades, melhores devem ser os resultados.

Um comentário:

  1. reflexão sobre o tema avaliação formativa a partir da leitura do texto: Consruindo o portifólio eletônico - Ivanildo Amaro de Araújo

    ResponderExcluir