quinta-feira, 4 de junho de 2009

CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO NA AULA

Em nossa última aula de TAELP I, em 28/05/09, fizemos a discussão desse texto a partir de algumas questões levantadas pelo professor Ivan. A aula foi muito dinâmica e quase descontraída frente ao nosso nervosismo para expor as idéias do texto; Fizemos um grande círculo “brincamos” de adoleta, a pessoa que saísse deveria comentar um aspecto do texto que julgasse importante, depois fizemos um jogo com o alfabeto onde cada um representava uma letra e sob o comando do professor deveríamos trocar de lugar, que ficasse sem lugar ia para o centro da roda respondia ou comentava sobre uma questão levantada por um dos colegas. Assim, através de propostas lúdicas trabalhamos todo o conteúdo do texto de uma forma interativa e divertida que para mim foi um ótimo exemplo de como trabalhar com as crianças de forma prazerosa.
O texto em si nos trouxe muitas informações importantes sobre os fatores que podem influenciar no processo de aquisição da leitura e escrita pela criança.
As autoras fazem uma discussão em torno das tendências tradicional, construtivista e sócioconstrutivista, mas o que eu gostaria de ressaltar é a constatação de que em maior ou menor grau o ambiente “cultural” em que está criança está inserida contribui e interfere em seu aprendizado. Ou seja, o contato que ela tem com livros, revistas, jornais, programas de TV, materiais de pintura e desenho entre outros, e também a forma com que o adulto/ pais influenciam e estimulam seu aprendizado. Vale lembrar que isso não é um fator determinante do processo de ensino/aprendizagem, mas sim um facilitador.
Outras questões de igual importância são levantadas ao longo do texto como a relação entre ações e objetos que tratam do propósito de a criança manipular os diferentes suportes de texto, sendo vistos como objeto de estudo e transformando-se num facilitador. Um outro hábito da criança que deve ser aproveitado é a observação que ela faz do adulto e suas práticas, essas relações podem ser feitas por repetições, substituição, contradição, contraste ou complementação.
O hábito de ler em voz alta para as crianças é extremamente enriquecedor, esta leitura deve ser feita de forma interativa deixando que a criança participe desse momento não apenas como ouvinte, mas como sujeito desse processo de aquisição de novas informações. Ao ouvir uma história a criança expande seu vocabulário ao descobrir novas palavras em uma variedade superior às que são apresentadas em programas de tv. Além disso, as crianças familiarizadas com a leitura compreendem melhor os textos.
Outros tópicos são abordados pelo texto como: a criança ditar textos para o professor funcionando este como um escriba; o ato de perguntar e receber resposta; as situações que decorem do processo de aprender a escrever; a produção de textos longos e as facilidades de aprender a escrever utilizando o teclado do computador.
Trata-se de um texto extremamente rico e de fácil entendimento, uma agradável leitura.


Texto : CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO NA AULA

Ana Teberosky
Núria Ribera

Um comentário:

  1. Aline, a reflexão ficou muito boa! Parabéns! Procure estabelecer maiores relações com a realidade, com a prática pedagógica.

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