quinta-feira, 30 de abril de 2009

Boa noite, na aula de hoje, 30/04/09 discutimos o texto Processos Iniciais de Leitura e Escrita, de Rosineide Magalhâes de Sousa.
Iniciamos discutindo sobre a forma como a criança começa a ler o mundo antes mesmo de adquirir os processos formais de leitura e escrita e a importânia que se deve dar a este fato. Pois , é uma fase de incríveis descobertas para as crianças e também para os que com elas convivem.
Discutimos também as diferenças entre tipologia textual e gênero textual, ficando como ativadade nos aprofundarmos no assunto.

ATIVIDADES ELABORADAS A PARTIR DOS OBJETIVOS PROPOSTOS NO TEXTO

1. Contação de histórias: escolher um gênero textual, por ex. conto de fadas- cinderela - e contar para as crianças em uma roda de leitura. Ao final da leitura propor as crianças que recontem, de acordo com o que se lembrarem, a história através de uma encenação tetral, na qual elas escolheriam seus personagens e poderiam se fantasiar.

Objetivo: 1. desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas;
2. desenvolver a compreensão na leitura;
3. desenvolver a interpretação

2. Confeccionar com as crianças um jogo da memória, pode ser feito em aula, permitir que elas pintem , recortem e colem em fichas figuras de animais ou objetos duplicados. Pode ser elaborado a partir da contação de uma história utilizando também seus personagens.

Objetivo: desenvolver a memorização;

3. Em uma aula de educação musical cantar com as crianças músicas em que possam ser feitas comparações, por ex. Atirei o pau no gato X Não atire o pau no gato. pode-se trabalhar com as crianças noções de cuidados com os animais e cidadania.

Objetivo: comparar textos novos com textos já conhecidos;

4. Apresentação de brincadeiras e músicas de rimar.

Objetivo: perceber os sons da língua;

5. Em um cartaz escrever uma música animada e criativa, por ex. vitamina tuti-fruti -Cocoricó - e deixar em branco o espaço da letra faltando em algumas palavras para que ao ouvir a música a criança venha completando com o cartão da letra equivalente.

Objetivo:1. distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como: t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos;
2. estimular a pronúncia clara dos sons,

6. Brincar com as crianças de toca do coelho, espalhar bambolê pelo chão e colocar dentro de cada um deles o nome de uma criança, ao comando do professor elas devem identificar a toca que está com o cartão do seu nome e entrar; outra opcção seria utilizar um dominó de letras e figuras cada um em uma extremidade da peça e a criança deve casar a figura com a letra inicial correspondente.

Objetivo: reconhecer a ortogarfia das palavras;

2 comentários:

  1. As atividades estáo muito interessantes. Entretanto, é importante que seja explicado de que forma estas atividades interferem e auxiliam para que os objetivos traçados sejam atingidos. Acrescente estas reflexões.
    Acerca das aulas, náo se deve apenas descrevê-las. Todo registro deve vir acompanhado de reflexões, ou seja, sua compreensão do assunto em discussão, suas dúvidas, suas inquietaçoes. Além disso, é preciso refletir de que forma as nossas discussões estão vinculadas com a realidade. Como é que a teoria se articula com a prática e contribui para a futura atuação de vocës? Seu blog está desatualizado. Faltam atividades. Eu já enviei os propósitos e descritores para serem postados no blog. Além disso, foi solicitada uma breve reflexão sobre Gêneros e Tipos Textuais. Ademais, falta uma reflexão sobre a Avaliação Formativa. Procure junto aos colegas. Abs e aguardo,URGENTEMENTE, a atualizaçao do blog.
    Prof. Ivan

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  2. Aline, que bom que você colocou os propósitos e descritores.Tente atualizar seu blog até o dia 30/05, pois faremos a 1a. socialização no dia 02/06. Ok?

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